CINEMA FAROESTE É NA 2001

UM DOS GÊNEROS MAIS QUERIDOS PELO PÚBLICO DA 2001, O WESTERN MARCA PRESENÇA EM 4 LANÇAMENTOS, QUE RESGATAM DESDE CLÁSSICOS COMO “AUDAZES E MALDITOS” (DO MESTRE JOHN FORD) A 2 FAROESTES ESTRELADOS POR JACK NICHOLSON, EM INÍCIO DE CARREIRA (“DISPARO PARA MATAR”, “A VINGANÇA DE UM PISTOLEIRO”), SOB A DIREÇÃO DE MONTE HELLMAN.

Ambientado entre meados do século XIX e início do XX, o western, faroeste ou “bangue-bangue” é considerado um gênero americano por excelência, graças a nomes como John Ford, Howard Hawks, John Wayne e Clint Eastwood, que ajudaram a eternizar inúmeras jornadas do herói em regiões sem lei.

Os títulos a seguir apresentam diferentes vertentes do faroeste, incluindo os western spaghetti, produções italianas de baixo orçamento que ajudaram a reinventar o gênero.

CINEMA FAROESTE VOL.6

Box com embalagem digistack com 3 DVDs que reúnem seis faroestes revisionistas, incluindo as inéditas versões restauradas de “Disparo para Matar” e “A Vingança de um Pistoleiro”, dois cult-movies do diretor independente Monte Hellman com Jack Nicholson no elenco, e uma hora e meia de extras, entre documentários e depoimentos.

Edição Limitada com 6 cards.

DISCO 1:

DISPARO PARA MATAR (The Shooting, 1966, 81 min.)
De Monte Hellman. Com Millie Perkins, Jack Nicholson, Will Hutchins.

Moça misteriosa contrata dois mineiros para ajudá-la a seguir alguém, mas eles percebem que há algo errado quando um pistoleiro junta-se ao grupo. O primeiro dos ousados e fascinantes faroestes B produzidos por Hellman e Nicholson.

A VINGANÇA DE UM PISTOLEIRO (Ride in the Whirlwind, 1966, 82 min.)
De Monte Hellman. Com Jack Nicholson, Cameron Mitchell, Millie Perkins, Warren Oates.

Três vaqueiros, confundidos com membros de uma gangue fora-da-lei, são perseguidos implacavelmente por um grupo de vigilantes. Produzido, escrito e protagonizado por Nicholson, esse é um dos faroestes seminais dos anos 1960.

DISCO 2:

A VINGANÇA DE ULZANA (Ulzana’s Raid, 1972, 103 min.)
De Robert Aldrich. Com Burt Lancaster, Bruce Davison, Jorge Luke.

Quando índios apaches desertores liderados pelo terrível Ulzana massacram camponeses, um tenente da cavalaria é enviado para enfrentá-los. Faroeste revisionista brutal e surpreendente do mestre Aldrich (diretor de “A Morte num Beijo”).

OS 3 DISCÍPULOS DA MORTE (The Spikes Gang, 1974, 97 min.)
De Richard Fleischer. Com Lee Marvin, Gary Grimes, Ron Howard.

Três jovens fazendeiros ajudam um assaltante de banco ferido, que os ensina os caminhos do crime.
Subestimado faroeste que traz uma visão realista do Velho Oeste, com uma grande atuação do astro Lee Marvin.

DISCO 3:

HANNIE CAULDER – DESEJO DE VINGANÇA (Hannie Caulder, 1971, 85 min.)
De Burt Kennedy. Com Raquel Welch, Robert Culp, Ernest Borgnine.

Mulher contrata caçador de recompensas para ensiná-la a atirar para que possa se vingar dos três bandidos que a estupraram e mataram seu marido. Polêmico faroeste de vingança que serviu de inspiração para “Kill Bill”, de Quentin Tarantino.

ASSIM NASCE UM HOMEM (The Culpepper Cattle Co., 1970, 92 min.)
De Dick Richards. Com Gary Grimes, Billy Green Bush, Luke Askew.

Ben, um adolescente que sonha em ser vaqueiro, pede a Frank Culpepper para se juntar a seus homens para conduzir gado. Ele aprenderá o quão violenta e difícil é a vida de um vaqueiro. Curioso faroeste revisionista de formação.

EXTRAS: Especiais, depoimentos e documentários sobre os filmes (92 min).

COMPLETE A SUA COLEÇÃO:
Mais Volumes de Cinema Faroeste na 2001

FAROESTE SPAGHETTI VOL.2

DVD duplo com 4 clássicos deste subgênero que é a variação europeia do western americano. A partir dos anos 1960, diretores como Sergio Sollima e Tonino Valerii dirigiram nomes como Lee Van Cleef, Tomas Milian e Giuliano Gemma, entre outros, em histórias repletas de anti-heróis, humor negro e muita violência estilizada.

Os filmes são apresentados em versões integrais e inéditas, restauradas com áudio original em italiano, além de vários extras.

Edição Limitada com 4 cards.

DISCO 1:

A MORTE ANDA A CAVALO (Da Uomo a Uomo / Death Rides a Horse, 1967, 114 min.)
De Giulio Petroni. Com Lee Van Cleef, John Philip Law, Mario Brega.

Um jovem deseja se vingar dos bandidos que mataram sua família quando era menino e, para isso, se alia a um veterano fora-da-lei. Impressionante faroeste de vingança com trilha memorável de Ennio Morricone. Opção de áudio em inglês e italiano.

QUANDO OS BRUTOS SE DEFRONTAM (Faccia a Faccia, 1967, 112 min.)
De Sergio Sollima. Com Gian Maria Volontè, Tomas Milian, William Berger.

Um professor de História convalescente conhece um pistoleiro foragido, que o fascina e o inspira a fazer parte de seu bando de foras-da-lei. Raridade de Sergio Sollima (“O Dia da Desforra”) em inédita versão completa (112 minutos).

DISCO 2:

RÉQUIEM PARA MATAR (Requiescant, 1967, 107 min.)
De Carlo Lizzani. Com Lou Castel, Mark Damon, Pier Paolo Pasolini.

O filho de um rebelde mexicano é adotado por pastor. Anos depois, já adulto, ele chega a um vilarejo que está sob o controle cruel de um ex-oficial confederado. Faroeste spaghetti original com participação do cineasta Pier Paolo Pasolini.

CHUCK MULL – O HOMEM DA VINGANÇA (Ciakmull – L’uomo della Vendetta, 1970, 95 min.)
De Enzo Barboni. Com Leonard Mann, Woody Strode, Pietro Martellanza.

Amnésico foge da prisão com outros três companheiros e chega à sua cidade natal para descobrir a verdade sobre seu passado. Lá se envolve numa violenta briga pelo poder. Pérola do faroeste spaghetti com sensacional trilha de Riz Ortolani.

EXTRAS: Depoimentos (29 min.) e trailers (6 min).

COMPLETE A SUA COLEÇÃO:
Faroeste Spaghetti vol. 2

AUDAZES E MALDITOS

Um western menos badalado, mas não menos importante, do grande John Ford (“Paixão dos Fortes“). Baseado em romance de James Warner Bellah, o filme transcende o gênero western, com sua trama de tribunal e crítica social, ao denunciar um caso de racismo. Num forte militar no Arizona, em 1881, um oficial é assassinado e sua bela filha é estuprada e estrangulada. Um sargento negro, Braxton Rutledge (Woody Strode), é injustamente acusado do crime.

PISTOLEIRO RELÂMPAGO

Astro do gênero, Audie Murphy dá vida a Clint Cooper, pistoleiro que retorna à sua cidade natal para assumir os bens de seu pai. Ao chegar, percebe que os moradores o evitam em razão de seu passado, por ter matado em duelo dois filhos de um rancheiro local. A redenção não lhe será fácil, assim como retomar o rancho da família.

Leave a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *